domingo, 7 de junho de 2009

René Descartes –RACIONALISMO-2ª ANO-JORGE AMADO

René Descartes –RACIONALISMO-2ª ANO
Filósofo e matemático francês (1596-1650). É considerado o fundador da Filosofia moderna. Nasce em Haye e, em 1616, forma-se em Direito pela Universidade de Poitiers. Dois anos depois, ingressa no exército do príncipe de Orange, na Holanda, onde toma contato com as descobertas recentes da Matemática. Aos 22 anos, começa a formular sua geometria analítica e seu “método de raciocinar corretamente”. Rompe com a filosofia aristotélica adotada nas academias e, em 1619, propõe uma ciência unitária e universal, lançando as bases do método científico moderno. Sua principal obra é Discurso do Método (1637), na qual apresenta a premissa de seu método de raciocínio – “Penso, logo existo!” –, base de toda a sua filosofia e do futuro racionalismo científico. Nessa obra expõe as quatro regras para se chegar ao conhecimento: nada é verdadeiro até ser reconhecido como tal; os problemas precisam ser analisados e resolvidos sistematicamente; as considerações devem partir do mais simples para o mais complexo; e o processo deve ser revisto do começo ao fim para que nada importante seja omitido. Escreve ainda Meditações da Filosofia Primeira (1641) e Princípios de Filosofia (1644). Em 1649, vai trabalhar como instrutor da rainha Cristina na Suécia. Morre de pneumonia no ano seguinte. Conclusão de seu método Cartesiano
Para Descartes, nem os sentidos, que podem enganar-nos, nem as idéias, que são confusas, podem nos dar certezas e, portanto, nos conduzir ao entendimento da realidade. Por isso, com a finalidade de estabelecer um método de pensamento que permita chegar à verdade, desenvolve um sistema de raciocínio que se baseia na dúvida metódica e não pressupõe certezas e verdades. Com base nisso reconstrói o universo da metafísica clássica com a idéia de que a essência do ser humano esta no pensamento
Nascimento 31 de Março de 1596
La Haye ketchu en Touraine (atualmente Descartes), Indre-et-Loire, França

Falecimento 11 de Fevereiro de 1650
Estocolmo, Suécia

Nacionalidade Francesa

Ocupação Filósofo, matemático, físico
Magnum opus
Discurso sobre o método

Escola/tradição Cartesianismo, racionalismo, fundacionalismo

Principais interesses Metafísica, Epistemologia, Matemática, Ciência

Idéias notáveis Cogito ergo sum, dualismo cartesiano, dúvida metódica, sistema de coordenadas cartesiano, argumento ontológico para a existência de Deus, considerado o fundador da Filosofia Moderna

Influências Platão, Aristóteles, Sexto Empírico, Pirro, Agostinho, Aquino, Anselmo, Ockham, Francisco Sanches, Suárez, Scotus, Mersenne, Montaigne

Influenciados Leibniz, Spinoza, Malenbranche, Arnauld, Pascal, Locke, Kant, Husserl

Aristóteles é considerado o "pai" da metafísica.

4 comentários:

  1. JEFFERSON - 2 B
    Em meu ponto de vista, eu entendi que Rene Descartes além de um grande filósofo francês, foi um grande matemático, Criador da função algebra e a geometria
    Ele teve um papel importante na Revolução Científica
    Foi o fundador da filosofia moderna e é considerado o pai da matemática, mas não eram todos que era a favor da sua filosofia, tanto é que criaram uma revolução oposta a de Rene, O EMPIRISMO, DE JOHN LUCKE
    Ele é frances e fez parte de uma importante escola francesa
    Ele morreu em 1 1 De Fevereiro De 1 6 5 0, Em Estocolmo

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  2. 1 - Renê Descartes foi o principal representante do pensamento racionalista
    Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental
    2 - O método cartesiano, criado por René Descartes, consiste no Ceticismo Metodológico - duvida-se de cada idéia que pode ser duvidada. Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser. Descartes institui a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado
    3 - O Interesse dele era de criar a sua própria filosofia, que mais tarde ficou como, Penso Logo Existo, e também ele teve o interesse sobre a Matemática e fez a fusão da Algebra e a Geometria
    4 - Racionalismo ou teoria científica, é um sistema ordenado e coerente proposições ou enunciados baseados em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever e explicar e prever de modo mais completo possível um conjunto de fenômenos
    5 - Alternativa A
    6 - Alternativa C
    7 - O Racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a idéia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo
    O Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das idéias, discordando, portanto, da noção de idéias inatas

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  3. Teste de Filosofia -2º ano B Data 30 / 06 / 2009

    1 - Com base no texto, é correto afirmar que para Descartes:
    a) os sentidos nos garantem o conhecimento dos objetos, mesmo considerando as alterações em sua aparência:
    b) A causa das alterações dos corpos sem encontra nos sentidos, o que impossibilita o conhecimento do mesmo;
    c) A variação no modo como os corpos se apresenta aos sentidos revela que o conhecimento destes excede o conhecimento sensitivo

    d) A constante variação no modo como os corpos se apresentam aos sentidos comprova a inexistência dos mesmos;
    e) A existência e o conseqüente conhecimento dos corpos têm como causa os sentidos.
    ALTERNATIVA C

    3 – Tendo como referência o texto, assinale a alternativa correta que aponta como as disciplinas conhecidas como Ciências Humanas adquiriram o seu status de ciências:
    a) Adotaram o modelo das Ciências Naturais para estudar o homem, mas introduziram a idéia de compreensão dos atos humanos.
    b) Inspiraram-se no modelo explicativo das Ciências Naturais, especialmente no modelo da Física, para estudar o homem, mas excluíram o método experimental.
    c) Tomaram de empréstimo do modelo biológico de explicação, que valoriza a vida e sua evolução e aplicaram-no ao estudo do homem.
    d) Começaram a realizar experimentos controlados envolvendo seres humanos.
    e) Fizeram a transposição do modelo explicativo das Ciências Naturais para o estudo do homem, passado a utilizar os métodos matemáticos e experimentais
    ALTERNATIVA E

    4 – Até agora se supôs que todo nosso conhecimento tinha que se regular pelos objetos; porém, todas as tentativas de mediante conceitos, estabelecer algo sobre os mesmos através do que nosso conhecimento seria ampliado, fracassaram sob esta pressuposição. Por isso tente-se ver uma vez se não progredimos melhor nas tarefas admitindo que os objetos tem que ser regular pelo nosso conhecimento, o que assim já concorda melhor com a requerida possibilidade de um conhecimento a priore dos mesmos que deve estabelecer algo sobre os objetos antes de nos serem dados. O mesmo aconteceu com os pensamentos de Copérnico que, depois das coisas não quererem andar muito bem com a explicação dos movimentos celestes admitindo-se que todo exército de astros girava em torno do espectador, tentou ver se não seria mais bem-sucedido se deixasse o espectador mover-se e, em contrapartida, os astros em repouso.

    Considerando a leitura do trecho acima, podemos dizer que a revolução copernicana e Kant é:
    a) Uma revolução filosófica e científica, segundo o qual o espectador não pode permanecer fixo em sua posição, aprendendo apenas os fenômenos, mas deve considerar que ele mesmo se encontra em movimento para poder perceber as coisas em si mesmas:
    b) Uma revolução astronômica que pretendeu mudar o curso da Filosofia Moderna, propondo uma reavaliação da física newtoniana
    c) Uma revolução filosófica que estabeleceu que o conhecimento da coisa em si só pode ser atingido caso haja um cuidadoso estudo dos fenômenos:
    d) Uma revolução filosófica que afirmou a distinção entre fenômeno e coisa em si, qualificando esta como micognosível

    ALTERNATIVA B

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